VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER Projeto institui em João Pessoa Dia de Conscientização e Enfrentamento ao Feminicídio
Um dos números que têm apresentando crescimento durante a pandemia são aqueles referentes aos casos de feminicídio. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam, por exemplo, que no ano passado houve um incremento de 1,9% nos casos de violência contra a mulher no País.
Para tentar conter essa onda crescente, o vereador Dinho, presidente da Câmara, apresentou projeto que define a data de 21 de Novembro como Dia de Conscientização e Enfrentamento ao Feminicídio nas escolas públicas e privadas em João Pessoa.
“Nesta data, todos as escolas públicas e privadas da Cidade ficam obrigadas a trabalhar com os alunos a temática proposta por esta legislação. A proposta é formar cidadãos conscientes sobre a problemática e capazes de denunciar casos de violência”, justificou o parlamentar.
“A intenção é conscientizar os jovens e adolescentes das escolas da rede de educação de João Pessoa para a necessidade de enfrentamento e combate ao feminicídio. Os números oficiais comprovam que são crescentes os casos de feminicídio em João Pessoa, inclusive nas unidades escolares”, explicou.
Casos – Dinho lembra no projeto o crime ocorrido em 21 de novembro de 2014, quando um adolescente armado invadiu a Escola Municipal Violeta Formiga, no bairro de Mandacaru, e efetuou três disparos contra a estudante Maria Betriz, de 14 anos, que morreu devido à gravidade dos ferimentos.
O vereador lembrou também outro caso mais recente que vitimou a jovem Patricia Roberta, que veio de Caruaru e foi assassinada no último fim de semana por um “amigo” que havia convidado a moça para passar uns dias em sua casa na Capital paraibana.