ELEIÇÕES 2022 Cartaxo e Lígia podem reeditar aliança para apoiar a candidatura de Ciro Gomes a presidente
Informações procedentes de Brasília indicam que a cúpula do PDT, ai incluindo Ciro Gomes, estaria em avançadas negociações para acertar uma aliança nacional com o PV, diante das tratativas, também adiantadas, do PT com o PSB, que seria a opção preferencial dos pedetistas. Não apenas com o PV, mas também com Cidadania, PSDB e Dem.
A consequência mais imediata caso essas negociações avancem seria a composição de uma frente de centro, sob a bandeira da candidatura Ciro Gomes a presidente, unindo, na Paraíba, a vice-governadora Lígia/Damião Feliciano e o ex-prefeito Luciano Cartaxo. Lembrando que, nas eleições do ano passado, os dois partidos já estiveram aliados.
Já as negociações com Cidadania, PSDB e Dem parecem encontrar mais resistência, diante da geografia política local. O PSDB pretende lançar candidato próprio, em parceria com o PSD. O Cidadania do governador João Azevedo, sinaliza parceria futura com o PT. E o Dem é aliado do governador. Equação complexa.
Segundo Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, o partido se antecipa para o partido “não ficar refém do PSB”. Em 2018, como se sabe, o partido apostou numa aliança com o PSB e, no final, a legenda de Carlos Siqueira terminou fechando com o PT de Lula, o que causou o mal-estar na relação com Ciro, que, no 2º turno, preferiu ir pra Europa.
O PV de Luciano Cartaxo, atualmente, integra a frente de esquerdas, com PT, PCdoB, PSol, Rede e UP, visando as eleições do próximo ano. O PDT de Lígia/Damião não tem alinhamento explícito anunciado para 2022.