RECONHECIMENTO MUNDIAL Biólogo paraibano que lidera pesquisa sobre corais profundos recebe prêmio internacional
O cientista marinho paraibano Luiz Rocha acaba de ser agraciado com o prêmio Rolex Awards, por sua pesquisa realizada sobre proteção de recifes de corais profundos no Oceano Índico, berço de um ecossistema ainda desconhecido.
Luiz é um dos cinco nomes escolhidos pela Rolex em 2021. Também foram condecorados o empreendedor americano Felix Brooks-church, que atua contra a desnutrição na Tanzânia aprimorando moinhos de farinha, a cientista Hindou Oumarou Ibrahim, do Chade, que usa conhecimentos tradicionais dos povos indígenas para mapear recursos naturais e prevenir conflitos.
E ainda o nepalense Rinzin Phunjok Lama, que trabalha pela proteção da biodiversidade na região trans-himalaia e, finalmente, a cientista britância Gina Moseley, que deve liderar a primeira expedição a explorar cavernas no extremo norte do planeta.
Pesquisa – Corais são berços de diversidade no oceano, com 25% de toda vida no mar passa por eles em alguma altura de seu desenvolvido. Luiz espera encontrar exemplares de fauna marinha jamais vistos.
No Oceano Pacífico, por exemplo, até 10 novas espécies são descobertas a cada hora de exploração de recifes profundos, e Luiz Rocha prevê que as taxas nos recifes inexplorados das Maldivas sejam ainda maiores. O pesquisador usará como base para o estudo seu trabalho em corais nas Filipinas e no Brasil.
Currículo – Luiz Rocha possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB (1999), doutorado em Fisheries and Aquatic Sciences pela University of Florida (2003) e pos-doutorado pelo Smithsonian Tropical Research Institute.
Atualment,e é curador de ictiologia na California Academy of Sciences, professor colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e faz parte do corpo docente da Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da University of California em Santa Cruz.
Hoje considerado um especialista mundial em ictiologia (o estudo dos peixes), Luiz lidera quatro ou cinco expedições de mergulho da Academia de Ciências da Califórnia todos os anos. Essas aventuras, como costumava ser quando garoto, são motivadas pela curiosidade: seja pela biodiversidade sob as águas, seja para investigar o avanço de espécies invasoras.
Luiz Rocha é filho da ex-secretária Aracilba Rocha.