Nos passos do Padre Ibiapina foi o tema do Seminário Virtual, realizado na quinta (dia 5), sob a coordenação da professora doutora Antônia Lasdislau, atual presidente da Funcar (Fundação Cariri), como apoio da Universidade Federal da Paraíba e TV Assembleia Legislativa do Ceará. O evento ocorreu em 5 de agosto, data de nascimento dos 215 anos do Padre Ibiapina.
O Padre Ibiapina nasceu em 1806 e ingressou no Seminário em 1828. Decidiu se tornar missionário, visitou diversas províncias do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, deixando entre as suas obras a construção de igrejas e Casas de Caridade. Após sua morte, iniciaram as discussões sobre a canonização do missionário, que está em andamento até hoje.
Padre Ibiapina esteve no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Pernambuco construindo açudes, cemitérios, capelas, cacimbas, igrejas, casas de caridade e colaborando na fundação de municípios. Sua atuação permanece na memória popular e pode ser observada através de visitas a lugares como o Santuário de Santa Fé, localizado no município de Solânea (Paraíba), ou em outros lugares espalhados pela região Nordeste que trazem seu nome.
O evento contou com os seguintes palestrantes:
Profa.Ms. Antônia Ladislau
A Fundação Cariri-FUNCAR, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, com sede em Crato Ceará Brasil que atua nas mais diferentes áreas do conhecimento há 16 anos. Suas ações atendem desde a Educação à Assistência Social. A realização desse Seminário, com palestrantes tão ilustres, inclusive representante da CNBB e representante da Santa Sé, engrandece nosso trabalho, principalmente porque homenageamos Padre Ibiapina, O SERVO DE DEUS
Palestra 1
“Santuário Memorial Padre Ibiapina, localizado no distrito de Santa Fé, em Solânea e situado a poucos metros de distância da cidade de Arara, no estado da Paraíba, é o local em que o padre Ibiapina viveu e, muito além de construir apenas estruturas físicas, como missionário do amor de Deus reconstruiu a dignidade humana.”
Palestrante 02.
Pe. Ms. Erivaldo Prado
O estudo sobre Padre Ibaipina, seu conhecimento e sua obra, é de grande relevância porque teve uma participação ativa que, a nosso ver, responde aos anseios de uma Igreja missionária, de uma igreja em saída como orienta o Papa Francisco, considerando o contexto político, social e religioso até os dias atuais. Além disso, o fundamento de nossa palestra é erguido sobre o alicerce – ainda pouco conhecido – da atuação do Padre Ibiapina no Nordeste, não de um passado, mas vivo e atual que ecoa na sociedade pelo belo trabalho exercido em favor dos excluídos a serviço da caridade.
Palestra 03 –
Profa. Dr. Fátima Pinho
A Religiosidade popular no Cariri e a influência do padre Ibiapina na práxis religiosa do padre Cícero
Diversos estudos e pesquisas analisam e discutem a religiosidade “popular” praticada no Cariri Cearense no século XIX, com ênfase fortemente na chamada “questão religiosa do Juazeiro” e na atuação e prática religiosa do padre Cícero entre milhões de sertanejos. Nesta fala, vamos discutir aspectos desta religiosidade, buscando demonstrar a influência do padre Ibiapina na formação do sentimento e práxis religiosas do padre Cícero.
Palestra 05.
Pe. Jose Floren
Os primeiros traços biográficos de IBIAPINA na Voz da Religião do Cariry, 1870 e os artigos publicados logo depois da sua morte, 1883 já falam da sua fama de santidade. E assim continua ele vivo na memória do povo. Os depoimentos do Simpósio sobre Padre Ibiapina, em Lagoa Seca-PB, 1983, motivaram Dom Marcelo, Dioc. de Guarabira, dar entrada no processo de canonização em 1991. O processo ficou parado durante vários anos. Foi retomado em 2016.
Palestra 6
Ibiapina o Jurista
Dr. José Luiz Lira
Durante muitos anos o Dr. José Antônio Pereira Ibiapina foi considerado, senão o primeiro, com certeza um dos mais notáveis advogados do Recife, pelos seus conhecimentos como civilista, pela facúndia e aptidão que revelava na tribuna criminal. Isto é o que diz o Diário de Pernambuco há 143 anos e nessa palestra se tratará do período de 1828 a 1850 quando Ibiapina se torna advogado, foi o primeiro cearense professor da Faculdade de Direito de Pernambuco, lecionando Direito Natural, uma das disciplinas na qual mais se destacou, a magistratura, secretaria de Polícia, criminalista atuante no Júri, entre outras nuances serão destacados
Palestra 8
Durval Leal Filho
“Os Caminhos religiosos são grandes difusores de paisagens e desenvolvimento local, geram renda e mantém a memória cristã, em vários países, atraindo peregrinos que buscam o autoconhecimento. As obras realizadas por Ibiapina no Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, preservam a importância de sua missão humanitária.”
Palestra 9.
Dr. Paolo Vilotta
Atualização da Causa de Beatificação e indicação sobre aquele que se pode fazer agora sobre a veneração do Servo de Deus segundo as normas da Congregação das Causas dos Santos