EX-GOVERNADOR NO COMANDO Candidato a vice de Ricardo Coutinho em 2020 será o presidente municipal do PT
O ex-governador Ricardo Coutinho, se ainda não assinou a ficha de filiação ao PT, pelo menos já conseguiu emplacar um aliado seu para a presidência municipal do partido em João Pessoa. Trata-se de Antônio Barbosa que, inclusive, foi seu companheiro de chapa quando disputou as eleições do ano passado.
Barbosa é muito próximo de Ricardo Coutinho e os comentários de bastidores no partido indicam que partiu do ex-governador a sua escolha seu ex-vice assumir o diretório municipal. Quanto à própria filiação de Ricardo Coutinho de volta ao PT, alguns detalhes ainda estão sendo acertados.
Entretanto, segundo Jackson Macedo, presidente estadual do PT, Ricardo Coutinho deverá anunciar até setembro a data de filiação ao partido, mesmo diante da pública resistência de vários militantes petistas, dentre os quais os deputados Anísio Maia e Frei Anastácio, que preferem manter aliança com o governador João Azevedo.
Segundo Jackson, Ricardo Coutinho “vai se filiar ao PT e deve estar fazendo isso em setembro agora, marcando o dia da filiação, mas a filiação dele está encaminhada e conformada”. O acerto do regresso do ex-governador ao partido passa pela orientação do ex-presidente Lula e da deputada Gleisi Hoffmann.
Novo diretório – O PT municipal, que vinha sob o comando de uma comissão interventora, terá, além de Antônio Barbosa, o PT municipal terá ainda Guilherme Nóbrega, como secretário de Finanças e Wilson Aragão, secretário de Formação. A posse da nova direção deverá acontecer até a próxima semana.
A comissão interventora assumiu o partido, durante as eleições do ano passado, quando os dirigentes municipais do partido decidiram manter a candidatura de Anísio Maia a prefeito de João Pessoa, contra decisão da direção nacional, que tentou levar o partido a apoiar Ricardo Coutinho, então no PSB.
No fim, a Justiça Eleitoral manteve a candidatura de Anísio, e Gleisi Hoffmann deliberou pela intervenção na municipal.