DINHEIRO DA COVID – PF E CGU cumprem mandados de buscas e apreensão em João Pessoa, Bayeux e cidades do RN
A Polícia Federal voltou às ruas na Paraíba (e também no Rio Grande do Norte), para cumprir 11 mandados de busca e apreensão em Natal, Mossoró (RN), Bayeux e João Pessoa (PB). A operação mira irregularidades na implantação de leitos de UTI no Hospital Central Coronel Pedro Germano da PM e no Hospital Dr. João Machado, em Natal.
Também foi determinado o afastamento de pelo menos duas servidoras da secretária de Saúde do Rio Grande do Norte. As irregularidades teriam ocorrido na implantação de 50 UTIs para pacientes com a Covid, com valores superfaturados. A operação mobilizou sete auditores da CGU e de cerca de 50 policiais federais.
De acordo com as investigações, a secretaria de Saúde celebrou contratos de R$ 13,5 milhões o fornecimento de equipamentos, acessórios e parte de pessoal técnico, para implantação, no ano de 2020, de 10 leitos de UTI em hospitais do Estado. Há suspeitas fundadas que os contratos tiveram prática de facilitação.
Segundo a força-tarefa, a empresa contratada não tinha experiência em implantação de leitos de UTI e nem estrutura econômica e financeira e técnica para dar suporte à contratação. As investigações apontaram um prejuízo que ultrapassou, nas primeiras avaliações, da ordem de R$ 4 milhões.