INTERESTADUAL Fundação Joaquim Nabuco fecha parceria com a Academia Paraíba de Letras para a celebração dos seus 80 anos
A Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco) celebrou, nessa quinta (dia 26), uma parceria com a Academia Paraibana de Letras, para o desenvolvimento em comum de um projeto de pesquisa sobre comunidades educativas e acordo de cooperação técnica. A parceria foi aprovada durante a A 120ª Reunião Ordinária do Condir (Conselho Diretor) da fundação e objetiva ancorar e participar das celebrações do 80 anos da APL.
A 120ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) aconteceu nesta quinta-feira (26) e aprovou projeto de pesquisa sobre comunidades educativas e acordo de cooperação técnica com a Academia Paraibana de Letras. O encontro foi virtual, por meio do Google Meet, e teve como destaque também a aprovação do plano base da Política de Comunicação da Fundaj.
“Acho que é importante destacar que essa não é uma iniciativa nova, a Fundaj tem feito isso de abrir os seus horizontes e firmar acordos para somar esforços”, ressaltou Mario Helio. O item foi aprovado e celebrado pelo conselho. O diretor de Formação Profissional e Inovação, Wagner Maciel, louvou a proposta: “Gostaria de parabenizar a iniciativa, isso mostra o reconhecimento da Fundaj.”
Parceria – As tratativas para a consolidação da parceria foram desenvolvidas por Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco, e a escritora e professora Ângela Bezerra de Castro, presidente da Academia Paraibana de Letras, desde o último mês de março.
Segundo Campos, “ao longo da História, a Paraíba e Pernambuco sempre desenvolveram laços culturais que justificam o apoio da Fundaj aos 80 anos da Academia Paraibana de Letras, portanto, o diálogo aberto com a presidente Ângela Bezerra de Castro significa a celebração do apoio da Fundação a esta muito importante data”.
Ângela destacou os entendimentos: “É com grande alegria e honra que nos comunicamos e demonstramos interesse da Fundaj participar e patrocinar atividades nas comemorações dos 80 anos dessa importante Academia. Os laços da Fundaj, de Gilberto Freyre, entre outros, são grandes como essa Academia.”
Outros projetos – Durante a reunião, o Conselho Diretor tratou ainda volta dos equipamentos culturais da Fundaj, como o Engenho Massangana e o Museu do Homem do Nordeste, que reabriram ao público no último dia 19. O presidente da Fundaj, Antônio Campos, destacou, ainda, a publicação seleta de textos de Gilberto Freyre e o Oriente de Salamanca.