AÇÃO ENTRE COMPADRES Ricardo Coutinho estaria cobrando prestígio de Lula junto aos tribunais superiores para anular sua inelegibilidade
Informações de bastidores entre integrantes do PT do Contra indicam que o ex-governador Ricardo Coutinho estaria pressionando a direção nacional petista, não apenas para assegurar seu retorno ao partido, como também para viabilizar juridicamente uma eventual candidatura ao Senado, junto aos tribunais superiores em Brasília.
A preço de hoje, como se sabe, o ex-governador encontra-se inelegível, por decisão terminativa do Tribunal Superior Eleitoral até novembro de 2022, o que inviabiliza, já de prima, o seu registro como candidato. Normalmente, o registro de candidatura ocorrem após as convenções partidárias entre agosto e setembro, período em que estará inelegível.
Como o ex-presidente Lula tem revelando bom trânsito nos tribunais superior, inclusive com a extinções de todas as ações penais da Lava Jato contra ele, advogados de Ricardo Coutinho estimam que o prestígio do petista poderia abrir portas e encontrar uma solução jurídica, hoje inexistente, para viabilizar sua candidatura em 2022.
Ricardo Coutinho, como se sabe, tem sido um dos aliados mais fiéis de Lula. São como compadres.