SAINDO DA PANDEMIA Cerca de 10 mil alunos voltam às salas de aula em João Pessoa
Ao iniciar, nesta quarta (dia 22), a 5ª etapa de readequação às aulas presenciais, em João Pessoa, houve o retorno de mais 10 mil estudantes da rede municipal de ensino às escolas. Com isso, a secretaria Municipal de Educação já contabiliza 52 mil alunos em salas de aula, o que representa 71% dos alunos das escolas que retornaram.
Outras 43 unidades seguem oferecendo apenas aulas remotas devido às reformas que estão sendo realizadas nos prédios. São estudantes do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e dos ciclos III é IV da EJA, grupo que compõe a quinta etapa do planejamento para retorno presencial após um ano e meio de ensino remoto.
O momento foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena na Escola Chico Xavier (Jardim Oceania): “Graças a Deus e ao planejamento feito pela Educação estamos tendo o retorno bastante tranquilo e com padrão de higienização e protocolos sanitários, avançando com segurança e com um reforço, que é a vacinação de adolescentes.”
Modelo – Para o Ensino Fundamental, o atendimento educacional semanal foi organizado com atividades pedagógicas presenciais e remotas. As segundas, quartas e sextas-feiras destinam-se ao atendimento presencial com quatro horas diárias para cada turno escolar, de modo que, por semanas alternadas, os dois grupos, A e B, possam estar presencialmente com seus professores.
Para os anos iniciais, especificamente nesses dias, deverão ser incluídas uma aula de Arte e outra de Educação Física, ambas com duração de 50 minutos para todas as turmas. As terças e quintas-feiras ficam reservadas para as aulas remotas e higienização dos espaços das unidades de ensino.
Segundo a secretária América Castro (Educação), a alternância em grupos é necessária para garantir o distanciamento entre os estudantes. Além disso, estão sendo aplicadas medidas sanitárias e a realização de testagem por amostragem: “Estipulamos uma diferença de 15 dias entre cada etapa para podermos fazer esta testagem de alunos e professores. Isso vai continuar sendo feito.”