‘PAGOS E NÃO RECEBIDOS” Deputado confirma ida à CPI da Covid no RN e promete levar dossiê sobre compra de respiradores
O deputado Cabo Gilberto Silva, convidado pelo colega Kelps Lima (SD-RN), para participar da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Gilberto Silva confirmou sua ida à comissão presidida por Kelps: “Será de grande importância para todos os paraibanos, pois irei levar um dossiê com informações de grande interesse à CPI, em especial sobre as compras dos respiradores pelo Consórcio Nordeste e o governo da Paraíba, pagos e não recebidos.”
“Todos aguardem, estou levando um dossiê do governo do estado da Paraíba para a CPI da Covid no Rio Grande do Norte, uma luta para acabar com a corrupção no estado da Paraíba”, avisou
E arrematou: “Na Assembleia Legislativa da Paraíba, eu como líder da oposição juntamente com os demais deputados de oposição tentamos criar a CPI da Covid, mas faltou as 12 assinaturas que o regimento da casa determina.”
Compra – No início da pandemia, o Consórcio Nordeste pagou R$ 48 milhões pela compra de 300 respiradores da empresa Hempcare Pharma que nunca foram entregues.
O Ministério Público Federal, então, decidiu abrir inquérito para apurar a compra dos equipamentos, inicialmente conduzido pela polícia baiana, apresentou a empresa de Cristiana Prestes Taddeo como ponta de uma rede criminosa.
Inquérito – Por envolver o governador Rui Costa (PT-BA), apontado pela Polícia Federal como “potencial investigado”, o inquérito foi remetido para o Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.
O petista presidia o Consórcio Nordeste à época da compra. Ouvido pela Polícia Federal, Rui Costa se eximiu de qualquer responsabilidade pela fraude e afirmou que não fazia parte das atribuições de um governador observar detalhes de licitação ou de contratos.