SUTILEZA FELICIANA (vídeo) Lígia sinaliza rompimento com João e reconciliação política com Ricardo Coutinho para disputa de 2022
As declarações da vice-governador Lígia Feliciano não foram, a rigor, nem tão ostensivas. Muito, aliás, ao estilo Damião Feliciano de evitar confrontos. Mas, no tom adotado, foram compreendidas como um rompimento educado, e um ataque cifrado ao governo João, do qual ainda faz parte, para não ensejar uma retaliação.
Uma sutileza, digamos, feliciana. Algo que, se mais adiante, der errado, então será possível fazer o caminho de volta, sem tantos traumas.
“Hoje, a Paraíba é uma mulher sofrida que sofre com a dor de seus filhos, o desemprego a carestia, a fome. Mas a Paraíba vai sorrir de novo, sua força de mulher vai fazê-la sorri outra vez” E ainda: “Vamos em frente com garra e esperança!” Foi precisamente esta sua declaração, postada em vídeo, com um sorriso feliciano.
Pondo-se na condição de mulher e mulher sofrida, Lígia sinaliza qual será a métrica de sua provável campanha, apelando o quanto possível ao eleitoral feminino. O governador João Azevedo, talvez o último a saber do desembarque Feliciano, encarou o episódio com humor. Até agora.
Lígia muda de lado. Sai da aliança com João Azevedo e, pelo comentários nos bastidores do PT e PDT, recompõe parceria com o ex-governador Ricardo Coutinho. Num horizonte que, certamente, comporta também o ex-prefeito Luciano Cartaxo, para se ancorar na candidatura de Lula, mais do que na de Ciro Gomes.