NÃO BASTASSE A COVID… Secretário alerta para surto de Influenza na Paraíba e revela que vacinas só devem chegar em abril
Não bastasse a Covid-19, uma nova ameaça está no ar. E preocupa. Segundo o secretário Geraldo Medeiros (Saúde), a expectativa é que o surto gripal com a Influenza (H3N2) se alastre pela Paraíba, e pode adquirir “caráter epidêmico”, como já vem ocorrendo em outros Estados.
O detalhe é que, mesmo as pessoas que foram vacinadas contra a gripe, são vulneráveis, porque este imunizante não tem eficácia contra a H3N2. Vacinas já foram requisitadas ao Ministério da Saúde, mas vacina para esses casos só devem começar a ser produzidas e distribuídas em abril do próximo ano.
Até lá, o Estado aguarda por lotes de antivirais para distribuir com a população. Geraldo revelou que pretende se a secretária Margareth Diniz (Saúde, João Pessoa), além de técnicos do Ministério da Saúde “para avaliar o envio desses antivirais para a Paraíba, o mais rapidamente possível e estabelecer a logística de distribuição”.
O secretário admitiu a existência de casos em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira, “e a tendência é se tornar epidemia em todo o Estado em função de seu elevado poder de propagação do H3N2.