Comissão da Tranposição é jogo de cena. Só Dilma decide
É tudo jogo de cena. O Senado nomeou com pompas os parlamentares paraibanos para comandar a Comissão da Transposição do São Francisco. Vital Filho (presidente) e Cícero (vice) terão a missão de levantar um diagnóstico sobre o andamento da obra. Mas, não passa disso. Os trabalhos da Transposição, como se sabe, estão devagar quase parando.
Questão de vontade política. O Governo Dilma Roussef, obviamente, tem outras prioridades. Dilma não enxerga o Nordeste como enxergava o ex-presidente Lula, ele próprio nordestino. Desde que ela tomou posse, as obras minguaram. Talvez, não tenha concluído que a transposição seria importante para uma região tão esquecida.
É bem possível, porém que se as obras fossem tocadas no ritmo acelerado e sem interrupções, muitos sertanejos não estariam amargurando a desolação que se vê atualmente, enfrentando uma seca inclemente que dizima rebanhos e praticamente zera a produção agrícola no interior do Estado. Hoje, só existe produção onde há irrigação.
A criação dessa Comissão da Transição é importante e tal, vai acompanhar os trabalhos, mas não é deliberativa. Quem realmente decide sobre a obra é o Palácio do Planalto. E sem a vontade da presidente, a obra seguirá a passos de tartaruga. Mais efeito teria uma ação altiva da bancada nordestina, impondo condições para aprovar matérias do Governo Federal.
Ai, sim, porque essa é a única linguagem que os governantes entendem. Mas, enquanto os parlamentares apenas obedecerem aos comandos do Planalto, sem um questionamento crítico, obras como a Transposição não terão prioridade. O que é uma lástima para quem realmente mais precisa.
Comissão – A comissão terá até o longíquo 22 de dezembro de 2013 para finalizar seus trabalhos. É composta pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), Lídice da Mata (PSB-BA), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Paulo Davim (PV-RN), Cícero Lucena (PSDB-PB), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Benedito de Lira (PP-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).