Margareth reconhece peso do PMDB em sua nomeação e convida Maranhão para posse
A professora Margareth Diniz fez questão de convidar o ex-governador José Maranhão, para a sua posse nesta sexta-feira (dia 16), na reitoria da UFPB. O governador Ricardo Coutinho, também convidado, não confirmou presença. Mas, vários parlamentares da bancada federal, sim. Entre eles o senador Vital Filho, os deputados Manuel Júnior, Benjamim Maranhão e Damião Feliciano.
Nos últimos dias, muito se falou sobre a importância que alguns parlamentares, especialmente do PMDB, tiveram na nomeação da nova reitora, após o envio da lista tríplice para a presidente Dilma Roussef. É fato que o ato só foi publicado em Diário Oficial, após instâncias de integrantes da bancada federal em Brasília, conforme registro na mídia brasiliense.
Margareth, no entanto, tem feito questão de assinalar que a sua vitória, no longo caminhou que palmilhou desde a consulta acadêmica, até o ato de nomeação assinado pela presidente Dilma, não teve qualquer caráter partidário, já que teve apoio de integrantes de várias legendas. Margareth assume para um mandato de quatro anos e vai substituir o professor Rômulo Polari.
A solenidade de transmissão prevê, como de praxe, “a trasladação das tradicionais roupas do protocolo acadêmico”, que são as vestes talares: a beca reitoral, a samarra e o capelo. Em seguida, a colocação do colar reitoral, símbolo da união das diferentes unidades universitárias na sua tríplice missão de ensinar, pesquisar e estender serviços à comunidade.