ENTRE 100 CIDADES… Campina Grande aparece entre as 20 cidades do País no ranking do Saneamento Básico
Ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil aponta Campina Grande na 16ª posição, à frente de várias capitais do País, no quesito do saneamento básico. O anúncio foi feito no Dia Mundial da Água. Os dados da 14ª edição do Ranking do Saneamento com foco nos 100 maiores municípios brasileiros. O ranking é liderado pela cidade de Santos.
Desde 2009, o Instituto monitora os indicadores dos cem maiores municípios brasileiros com base em população. A ausência de acesso à água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em centenas de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica. Em 2019, Campina Grande estava em 28º lugar no ranking.
Os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento apontam que o País ainda tem uma dificuldade com o tratamento do esgoto, do qual somente 50% do volume gerado são tratados, onde mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.
Outro ponto abordado é sobre os investimentos feitos em 2020, que atingiram R$ 13,7 bilhões, valor insuficiente para que seja cumprido as metas do Novo Marco Legal do Saneamento.