DIFICULDADES A GRANEL O preço que Veneziano paga pra tentar garantir apoio de Lula e o momento de desidratação da campanha
São perceptíveis as dificuldades enfrentadas pelo pré-candidato Veneziano Vital do Rego (MDB), para a consolidação de seu projeto de disputar o governo do Estado. O que talvez justifique os percalços que enfrenta neste momento da campanha, quando perde aliados importantes, especialmente em Campina Grande, num processo de desidratação.
De cara, Veneziano enfrenta uma sangria interna no seu partido, com a permanência do secretário Roberto Paulino (Casa Civil), que articula uma frente de prefeitos e outras lideranças emedebistas no apoio à reeleição do governador João Azevedo. A ação, sendo interna corporis, obviamente causa estragos.
De outro lado, o senador, tendo saído do esquema de João Azevedo, vem encontrando, claramente, adversidades para cabalar apoios da raia política que vinha militando. A cultura política da Paraíba sugere que o governo tem mais facilidades de manter aliados, do que perder para ex-aliados.
Em Campina Grande, seu principal colégio eleitoral, Veneziano não experimenta exatamente um bom momento. Numa cidade que lideranças como Cássio Cunha Lima, Romero Rodrigues e Bruno Cunha Lima estão unidos em torno do projeto de candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB) resta pouco espaço para crescer, especialmente pelo histórico mais recente do final de seu último mandato como prefeito.
Por fim, e talvez a atribulação mais grave, o fato de precisar se explicar, durante toda a campanha, da presença do ex-governador Ricardo Coutinho em seu palanque. Tipo: diz-me com quem andas, e te direi quem és… A Operação Calvário, pode ter arrefecido um pouco, mas está ainda muito viva na memória dos paraibanos.
Além do mais, o ex-governador deverá estar nos holofotes em relação à votação de suas contas rejeitadas à unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado. Também não é impossível que algumas das ações penais da Calvário sejam julgadas nos próximos meses. Trata-se de uma agenda que pesa muito contra qualquer palanque.
Resumo da ópera: neste caso, é muito elevado o preço que Veneziano está pagando para tentar garantir Lula em sua campanha, tendo que carregar nas costas o peso da Calvário.