PMDB bate martelo em Brasília em torno de Maranhão e lança Vené para 2014
Deu (rigorosamente) o esperado. A direção nacional do PMDB, ante a possibilidade de uma fragmentação do partido na Paraíba, bateu o martelo pela chapa de consenso para a disputa do diretório estadual, confirmando Zé Maranhão como candidato a presidente. Uma decisão tomada com o endosso do vice-presidente da República, Michel Temer, e do presidente nacional do partido, Valdir Raupp.
Durante a reunião, também ficou deliberado que o candidato a governador do partido em 2014 será o prefeito Veneziano. Foi uma decisão praticamente de consenso, a exceção do ex-senador Santiago que preferiu se manter em silêncio, quando esta possibilidade foi posta em votação. Santiago, como se sabe, quer ser candidato a senador e queria ter a certeza de ter previamente legenda para a disputa.
O chamado grupo dissidente do PMDB, liderado por Santiago, deverá se integrar à chapa de Maranhão. Ficou deliberado que a chapa terá a participação de todos os prefeitos eleitos, deputados estaduais, federais e o senador Vital Filho. Também irão integrar o prefeito Veneziano, o ex-senador Wilson Santiago e o ex-governador Roberto Paulino.
A reunião contou com toda a bancada federal e os deputados estaduais Raniery Paulino e Olenka Maranhão. O deputado Gervásio Filho, um dos mais rebeldes do chamado grupo dissidente não compareceu à reunião, em Brasília, na manhã desta terça (dia 20). Informações colhidas pelo Blog indicam que o deputado se encontra nos Estados Unidos.
Com a decisão, a tendência é o partido afastar em definitivo qualquer possibilidade de aproximação com o governador Ricardo Coutinho, tese que vinha sendo esposada pelo ex-senador Wilson Santiago. O pêndulo começou a virar em favor de Maranhão, desde que os deputados Manuel Júnior e Trócolli Júnior decidiram aderir à chapa do ex-governador.