PEN proclama independência derrubando vetos de RC
O PEN estreou, na manhã desta quarta (dia 21), seu novo figurino partidário, após ter proclamado a sua independência. No batismo de fogo, sob nova orientação, o partido simplesmente votou pela derrubada de um veto do governador Ricardo Coutinho à Lei das Diretrizes Orçamentarias (LDO). Foi a primeira derrota de RC após o revés das últimas eleições.
Como se sabe, na manhã de ontem (terça), o presidente do partido, deputado Ricardo Marcelo, comunicou pessoalmente ao governador Ricardo Coutinho que seu partido havia decidido adotar, a partir de agora, uma postura de independência, com seus nove deputados votando de forma monolítica. A decisão levantou muitas especulações nos bastidores.
A resposta às primeiras indagações veio com a votação desta quarta. A bancada do PEN não apenas derrubou o veto à LDO, como também votou contra o governador em outro veto a um projeto do deputado Raniery Paulino, que versa sobre a participação popular na elaboração, definição e acompanhamento da execução do plano plurianual e LDO.
Mas, o partido também deu uma na ferradura. Graças à decisão da bancada, a Casa manteve um veto do governador a uma emenda apresentada pelo deputado Gervásio Filho, que autorizava o governo da Paraíba contrair empréstimo (de mais de R$ 1 bilhão), desde que fornecesse a relação das obras a serem realizadas com os recursos. Por enquanto, o placar está dois a um.
Aliás, nessa votação, a bancada fez água, também pela primeira vez. Os deputados Janduhy Carneiro e Aníbal Marcolino foram contra a orientação da bancada de votar pelo veto do governador. Janduhy se queixou: “Não sei o que o governador tem a esconder, porque a emenda do deputado Gervásio era apenas para tornar mais transparente a aplicação dos recursos.”
Mas, a julgar pela atuação do PEN na sessão desta quarta, o governador vai precisar mais do que paz e amor para evitar novas derrotas na Casa.