LAVA JATO AINDA VIVE… Superior Tribunal de Justiça confirma condenação de Zé Dirceu a 27 anos reclusão
A véspera do feriado de Tiradentes trouxe uma má notícia para o ex-ministro e todo poderoso Zé Dirceu. O Superior Tribunal de Justiça acaba de enforcar, na verdade, de confirmar a sua condenação por crimes eventualmente cometidos e apurados no âmbito da Lava Jato. São 27 anos e um mês a pena de reclusão, a serem cumpridos, inicialmente, em regime fechado.
Zé Dirceu, quando esteve recentemente na Paraíba, demonstrava otimismo com o seu futuro jurídico, e já projetava o retorno à atividade política, com uma pretensa eleição do ex-presidente Lula. Chegou a afirmar, inclusive, que Lula deveria ungir o ex-governador Ricardo Coutinho com o melhor posto federal na Paraíba.
Decisão – A 5ª Turma do STJ confirmou, nesta terça (dia 19), decisão monocrática do desembargador convocado Leopoldo de Arruda Raposo e manteve a condenação do ex-ministro e de outros réus, em processo que apurou condutas ilícitas de empresas privadas, agentes políticos, funcionários públicos e integrantes da Petrobras.
Segundo o Ministério Público Federal, o ex-ministro utilizou de sua influência política para indicar e manter pessoas na Petrobras, e em troca receberia valores de contratos firmados entre a petrolífera e a Engevix Engenharia, e teria embolsado R$ 15 milhões, a título de propina e lavado mais de R$ 10 milhões.
Em decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Dirceu havia sido condenado a 27 anos e quatro meses de prisão, em regime inicial fechado pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. No atual parecer, Raposo reduziu a pena para 27 anos e um mês de reclusão, também em regime inicial fechado, entendendo ser indevida a valoração negativa das circunstâncias do crime de lavagem de dinheiro.