FICOU A DÚVIDA Roseana é exonerada poucas semanas após operação do Gaeco que apurou desvio de recursos em compra de alimentos
Algumas semanas após a deflagração da Operação 5764 do Gaeco e CGU, que apurou irregularidades na compra de produtos de cooperativas por parte da secretaria de Agricultura Familiar, eis que a Roseana Meira foi demitida “a pedidos” da secretaria-executiva de Economia Solidária pelo governador João Azevedo.
Sua exoneração foi publicada na edição desta terça (dia 10)do Diário Oficial do Estado. Não ficaram claros o motivo de seu pedido de exoneração, mas impossível não associar à recente Operação 5764, que atingiu em cheio sua secretaria, inclusive com o afastamento de seu principal assessor.
Operação – Informações constantes do Ministério Público sinalizaram que vários agentes públicos vinham sendo investigados no âmbito da Operação 5764. As compras de gêneros alimentícios eram destinadas a famílias carentes, durante a pandemia e informações da força tarefa da operação já apontavam para movimentações da ordem de R$ 70 milhões.
Dentre os presos, durante a operação, em 6 de abril, constam o pré-candidato a deputado federal Jaciel Franklin Pereira da Silva, presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Paraíba, e o servidor Marcelo Eleutério de Melo, gerente executivo da empresa estatal Casas de Economia Solidária, ligado à secretária executiva Roseana Meira (Economia Solidária), de acordo com as investigações.
Também foram alvos da operação Leonardo do Nascimento, Elioenai de Franca Silva, Adriano Pereira da Silva e Deneh Carter Pereira da Silva.
As investigações iniciaram a partir de levantamentos realizados pela CGU. As constatações foram encaminhadas ao Gaeco, que aprofundou as investigações e identificou indícios de conluio, de falsidade ideológica e de fraudes ao caráter competitivo nos procedimentos de contratação das cooperativas investigadas.
Os procedimentos do grupo feriram frontalmente os conceitos e pré-requisitos das fontes de financiamento utilizadas na liquidação das despesas correspondentes, notadamente as pautadas no Programa Nacional da Agricultura Familiar e do Fundo Estadual de Erradicação da Pobreza.