E PODE? Estadão registra que Ricardo Coutinho, mesmo condenado à inelegibilidade, faz campanha para o Senado
A tentativa do ex-governador Ricardo Coutinho se apresentar como pré-candidato ao Senado, mesmo estando condenado à inelegibilidade, chamou atenção da mídia nacional.
A colunista Júlio Lindner, do jornal Estadão, registrou, na edição desse domingo (dia 26), que “o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) tem feito campanha ao Senado pela Paraíba, mesmo estando inelegível.”
E ainda: “Coutinho foi condenado pelo TSE em 2020 por abuso de poder econômico na eleição de 2014. Agora, ele aposta em reverter a decisão da Justiça Eleitoral no STF.” (mais em https://bit.ly/3OHQONn)
Pra entender – Ricardo Coutinho foi condenado, ao longo de 202o, em três ações (AIJEs Empreender, Fiscal e PBPrev), pelo Tribunal Superior Eleitoral, e condenado a oito anos de inelegibilidade.
Como a condenação vai até novembro deste ano, não poderá inscrever sua pré-candidatura a senador, dentro dos prazos estipulados pela Justiça Eleitoral.
Há alguns meses, Ricardo Coutinho protocolou recurso junto ao Supremo Tribunal Federal, a ser julgado pelo ministro Gilmar Mendes, em que pede liminar para disputar as eleições de outubro próximo.
Enquanto segue condenado, à espera de um julgamento pelo STF, Ricardo Coutinho faz pré-campanha ao Senado, na chapa do senador pré-candidato Veneziano Vital do Rego (MDB), com apoio do petista Lula.