DE OLHO EM 2024… Após voltar a ser elegível, Ricardo Coutinho só espera vitória de Lula para anunciar candidatura a prefeito
O ex-governador Ricardo Coutinho, aparentemente, deu uma recuada neste período da disputa de segundo turno ao governo, após ser rejeitado pelo governador João Azevedo (PSB) e também pelo deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), em seus palanques. Mas, engana-se que tenha jogado a toalha.
É que, deste o último dia 5, ele voltou a ser elegível, e permanecerá nesta condição, a menos que a Assembleia decida votar e reprovar suas contas de 2016, 2017 e 2018, desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, bem como não ser condenado em alguma das ações da Operação Calvário.
Pelo que circula nos bastidores, o ex-governador aposta no medo de deputados estaduais para votar suas contas e também acredita em certo fastio de setores do Judiciário para julgar seus processos. Enquanto isso, opera na esperança de Lula (PT) vencer as eleições, para voltar à cena política…
E já estaria de olho em 2024. A lógica é seguinte: caso Lula seja eleito, ele certamente irá ocupar um cargo federal de relevo, provavelmente um ministério. E aposta que, uma vez ministro, voltará a ter cacife para disputar a prefeitura de João Pessoa, contra o atual prefeito Cícero Lucena (Progressistas).
Essa é sua aposta. Apesar de que seu cacife eleitoral, testado nas últimas duas eleições, se revelou bem abaixo de suas expectativa, colecionando duas derrotas. Em 2020, terminou em 6º na disputa pela prefeitura de João Pessoa. Agora, em 2022, ficou em 3º na eleição ao Senado.