VACINA CONTRA TRAIÇÃO… Republicanos apoia projeto de Galdino para votação aberta na eleição da Mesa em fevereiro
O Republicanos de Adriano Galdino se previne contra traições. A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou nesta quarta (o7/12) o projeto de resolução de autoria do próprio Galdino Galdino que institui a votação aberta para eleição da Mesa Diretora.
O projeto ainda será levado a plenário, mas é quase certa sua aprovação. A ideia, obviamente, é evitar que deputados que anunciaram apoio à eleição de Branco Mendes (1º biênio) e Galdino (2º) confirmem o voto ao vivo, em votação aberta.
De acordo com Galdino, porém, a iniciativa tem o objetivo de dar “mais transparência no processo de escolha dos membros da Mesa Diretoria”. O Republicano já sinalizou apoio integral ao projeto.
Ampliar – Os deputados Walber Virgolino e Cabo Gilberto (PL) endossaram o projeto, porém propuseram uma ampliação do formato para a apreciação das demais matérias do parlamento, propondo a extinção do voto secreto na Casa: “Todo voto deveria ser aberto. Vamos emendar essa proposta do presidente para que todo voto na Assembleia seja aberto. É uma forma da sociedade e da imprensa fiscalizar a postura de cada deputado.”