CAOS EM BRASÍLIA (vídeo) Vandalismo, centenas de prisões, intervenção federal e afastamento de governador. Deu de tudo
O saldo é devastador: centenas de manifestantes presos, prédios do Congresso, Supremo e Planalto depredados, intervenção federal e afastamento do governador Ibaneis Rocha (DF).
O que se viu foi um cenário de caos, um verdadeiro armagedon, após os atos de vandalismos protagonizados, neste domingo (9/01), em Brasília.
Uma mistura explosiva de insatisfação de setores do eleitorado, intensificação da repressão do Judiciário de Alexandre de Moraes e leniência da segurança pública do Distrito Federal foram o combustível.
O fato é que o Brasil, acometido por uma doença de intolerância sem fim resultante de uma brutal polarização ideológica, segue à deriva. E muitos dos manifestantes já nem sabem contra o que protestam.
A manifestação pacífica é da democracia, mas a violência e o vandalismo é da barbárie, com a qual não se deve concordar. E o que se viu, neste domingo, foi a barbárie.
Lembra atos de 2013 e 2017, quando setores mais à esquerda, como se sabe, também invadiram prédios públicos em Brasília, a exemplo da Câmara Federal, e mereceram igual repúdio.
Afinal, não é com a violência de qualquer ordem que se constrói uma democracia. A verdade é que este domingo foi um dia muito triste para a História do Brasil.
O portal de O Estadão trouxe um vídeo com a invasão do plenário do Supremo Tribunal Federal…