NITROGLICERINA PURA Proposta de plebiscito para mudar nome de João Pessoa desperta velhas paixões e incendeia debate
O assunto é controverso, e desperta muitas paixões. Trata-se, meu caro Paiakan, da volta do debate em torno da mudança do nome da Capital.
A mais recente proposta foi apresentada pelo advogado Raoni Vita, para quem a população tem o direito de opinar em um plebiscito, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral, em 6 de outubro nas eleições do próximo ano, para deliberar se deve manter ou não o nome João Pessoa.
De acordo com Vita, consta na Constituição da Paraíba ser obrigatória a realização de um plebiscito sobre o nome da capital. E pontua: “Infelizmente, em quase 34 anos da promulgação da Constituição, esse plebiscito nunca foi realizado.”
Antes, houve outras iniciativas. O Mestre Fuba, por exemplo, quando vereador, chegou a propor um debate sobre a mudança de nome, e até alternativas foram propostas a João Pessoa, como Filipeia, Cabo Branco e volta para o nome anterior, Parahyba, como defendia Ariano Suassuna.
Mas, o tema sempre muito inflamado caminhou para um embate quase pessoal, o caso foi convenientemente posto de lado. Agora, está de volta, após Raoni protocolar pedido junto ao TRE para realizar um plebiscito, agora em 2024, ouvindo a população.
E, como era de se esperar, o clima ficou pesado. De um lado, familiares defensores da permanência do nome, e, de outro, personagens que imaginam ser necessária a mudança. Incendiou após o deputado Cabo Gilberto anunciar apoio à mudança.
O vereador Fernando Milanês Filho emitiu nota, rebatendo e tratando a proposta como “estupidez” da parte de quem defende, e desconhece a importância histórica de João Pessoa. O risco é que, daqui a pouco, o embate não resvale para as ofensas, inclusive pessoais.
E, pensando bem, meu caro Paiakan, talvez seja hora de dar um basta no assunto. Um tira-teima, convocando a população a se pronunciar, para encerrar, definitivamente, essa pendenga. O que a maioria da população decidir, fica valendo, e não se volta mais a este tema.