CIDADE LIMPA Pesquisa aponta como a limpeza de João Pessoa é aprovada pelos turistas
Pesquisa realizada, recentemente, pela Fecomércio (Federação de Comércio de Bens e Serviços), revelou que um dos elogios mais recorrentes dos turistas, quando em João Pessoa, diz respeito ao serviço de limpeza da cidade.
Pela avaliação da Fecomércio, o serviço é avaliado como bom ou ótimo por 82,5% dos participantes da amostragem Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa. Na comparação com 2022, houve um aumento dessa percepção em cerca de 2,5%.
Os dados foram comemorados por Ricardo Veloso, superintendente da Emlur, empresa responsável pela gestão da coleta de lixo na Capital: “São números relevantes, que respaldam o reconhecimento do trabalho, e nos estimulam a melhorar cada vez mais.”
“Os números refletem o resultado do esforço diário das equipes de agentes de limpeza na execução dos serviços que incluem coleta de resíduos sólidos (domiciliares, entulhos e resíduos de poda de árvores), varrição, capinação, roçagem, pintura de meio-fio e catação na faixa de areia, entre outras atividades”, completou.
Pesquisa – A pesquisa foi elaborada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (Indep) da Fecomércio, avaliando a Região Metropolitana de João Pessoa.
Nas outras cidades da região, registrou-se uma redução de 5,38% na avaliação “ótima ou boa”, passando de 81,97%, em 2022, para 76,59%, em 2023. Na comparação com 2020, houve queda de 1,28 %, quando o índice foi de 77,87%.
Turismo – O fluxo do turismo em João Pessoa, no ano de 2022, foi de 1.298.471 visitantes, entre embarques e desembarques no Aeroporto Castro Pinto. A maior parte dos turistas (46,28%) que visitou a Região Metropolitana de João Pessoa, no período da pesquisa (janeiro de 2023), era procedente da Região Nordeste. Em torno de 46% chegaram de avião.