Ranking da Veja: Ruy Carneiro e Efraim entre os 20 mais atuantes do País
O deputado Ruy Carneiro, pelo visto, estava certo em pautar seu mandato em projetos polêmicos. De um lado, maior severidade na aplicação das leis de trânsito contra motoristas infratores e, de outro, na pregação pelo fim do 14º e 15º salários para parlamentares. Surtiu efeito. Ruy (19º) surge, ao lado de Efraim Filho (16º), entre os 20 deputados mais atuantes da Paraíba, segundo ranking da Veja.
Ruy, que saltou do 34º (em 2011) para 19º posto no ranking, foi destaque nacional por ter sido o único parlamentar da Paraíba que, agora ao final do ano, abriu mão oficialmente dos vencimentos a mais, em torno de R$ 50 mil: “Eu não poderia receber esses salários a mais, se fui contra na Câmara Federal.” Efraim marcou seu mandato como oposição ferrenha ao Governo Dilma Roussef.
Conforme a Revista Veja, o estudo afere a “qualidade de ativismo (dos deputados), em palavras e votos, em relação a questões vitais em tramitação na Câmara”. O chamado “ranking do progresso” avalia nove eixos fundamentais: vai de carga tributária menor e sistema tributário mais simples, à diminuição da burocracia e ainda à proposta de leis trabalhistas que respeitem igualmente empregadores e empregados.
Ruy também aparece em primeiro lugar com 211 pontos, entre os políticos da Paraíba, no ranking do site www.politicos.org.br que classifica parlamentares de acordo com critérios técnicos. O ranking é dirigido por professores universitários e constituído com auxilio dos eleitores que podem votar ou tirar votos. São levados em consideração presença nas sessões, privilégios, processos judiciais, matérias irrelevantes, formação universitária, mudança de partido e qualidade legislativa.