SÃO MIL FAMÍLIAS Dnocs efetiva com apoio de senadora a regularização de terras dos irrigantes de São Gonçalo após 30 anos
O coordenador regional do Dnocs, Alberto Gomes, reuniu trabalhadores do perímetro irrigado São Gonçalo, em Sousa, para efetivar regularização e titularização de seus lotes. “Trata-se de uma luta de mais de 30 anos, que agora chega ao seu desfecho”, comemorou Alberto.
Ficou definido ainda que haverá uma revisão cadastral dos moradores do perímetro que proporcionará a entrega dos títulos de propriedades dos lotes as mais de mil famílias que residem no local. “Iniciativa que significa segurança jurídica e mais dignidade às famílias que ali vivem”, destacou o coordenador do Dnocs.
Segundo Gomes, a conquista foi possível “graças ao apoio da senadora Daniella Ribeiro, que não mede esforços para trabalhar em prol da realização do sonho de toda a população instalada no perímetro irrigado São Gonçalo”.
Os títulos de terra entregues pelo Dnocs, além de garantir a posse em definitivo da propriedade, evitando conflitos agrários na região, também “propiciarão estabilidade para o desenvolvimento agrícola e econômico da região”.
Perímetro – O Perímetro Irrigado de São Gonçalo é um projeto sob a jurisdição do Dnocs, sobre uma área de 5.548 hectares. Atualmente, os irrigantes produzem 1,4 milhão de cocos por mês, dentre outras culturas como banana, melancia e arroz. Essa produção abastece, não apenas a Paraíba, mas outros Estados como Rio de Janeiro e São Paulo.
Alberto Gomes explica que o georrefereciamento já foi concluído e, no próximo dia 21 de agosto, realizará com a equipe do referido órgão o recebimento dos documentos para escritura das mais de mil famílias beneficiadas com essa regularização da situação fundiária de São Gonçalo.
“É um passo significativo para o desenvolvimento da região. O Dnocs está empenhado em contribuir para o sucesso de iniciativa como está e continuará à disposição para todas as ações que visem o bem-estar dos paraibanos”, ressaltou.