DESTAQUE NACIONAL Paraibano toma posse na Associação Brasileira de Direito Civil em São Paulo
O professor e advogado paraibano, Toscano de Brito, acaba de ser empossado membro fundador da ABDC (Academia Brasileira de Direito Civil), durante evento realizado na Escola da Magistratura Paulista, em São Paulo.
Toscano ocupou a vaga do professor José Manuel de Arruda Alvim Netto, doutor e mestre em Direito pela PUC de São Paulo, professor titular de Direito Civil e coordenador da área de Direito Processual Civil da universidade.
“Um dos civilistas que deixou maior legado para o direito civil brasileiro, falecido em 2021, de quem fui aluno durante os cursos de pós-graduação na PUC-SP”, destacou Toscano, em sua posse, referindo-se a Arruda Alvim.
Doutor e mestre em Direito, o civilista Rodrigo Toscano de Brito que tem vasto currículo na área e em outros campos jurídicos, destacou, em seu discurso, a influência da professora Maria Helena Diniz, sua orientadora nos cursos de pós-graduação.
Atualmente, é Conselheiro Federal da OAB pelo Estado da Paraíba e presidente da Comissão Nacional de Direito Civil do CFOAB.
“Tenho consciência da relevância da Academia, sobretudo quanto aos objetivos estatutários destinados à perpetuação das letras jurídicas, no âmbito do direito civil; da divulgação do Direito Civil e da preservação da memória e obra dos civilistas brasileiros”, pontua Toscano.
A ABDC é uma instituição de âmbito nacional e congrega civilistas de várias regiões do Brasil. A presidência da instituição é exercida atualmente pelo presidente científico e pelo presidente administrativo, funções ocupadas, atual e respectivamente, pela professora Rosa Maria Nery (SP), e pelo professor Róger Silva Aguiar (MG).