DISPUTA EM JOÃO PESSOA Cícero larga à frente mas terá duro embate contra Nilvan, Cartaxo e Ruy em 2024
A menos de um ano das eleições de 2024 (marcadas para 6 de outubro), algumas definições partidárias, em João Pessoa, começam a desenhar o cenário da disputa pela prefeitura.
O prefeito Cícero Lucena, e isso não constitui novidade, sendo o candidato da situação, e por liderar um grande arco de alianças, inclusive com o apoio o governador João Azevedo, tem a vantagem largar como favorito para a disputa das urnas de 2024.
No PT, portanto mas à esquerda, é quase certo que o partido terá candidato, e que a tendência será recair sobre o nome do deputado Luciano Cartaxo que, aparentemente, reúne mais condições do que a deputada Cida Ramos, ou a ex Estela Bezerra.
Mas, há alguns pontos obscuros. PCdoB e PV, aliados do PT, estão, atualmente, na base do governador, apoiador explícito do projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena. Resta esperar pelo desfecho dessa equação, com quem irão ficar. PSol e PSTU devem apresentar também seus candidatos.
Na seara mais à direita, a impressão é de consolidação de uma divisão. Se o PL vai insistir com a candidatura do ex-ministro e médico Marcelo Queiroga, Patriotas e União Brasil devem seguir com Nilvan Ferreira, apoiado pelos deputados Cabo Gilberto e Wallber Virgolino. O senador Efraim Filho também integra o bloco.
Queiroga, até por não ter entrada em disputa antes, talvez tenha uma rejeição menor, que sempre ajuda numa disputa de consolidação, mas tem uma candidatura que depende essencialmente do apoio de Bolsonaro. E bolsonaristas estarão divididos entre ele e o outro postulante, Nilvan.
E há o deputado Ruy Carneiro, multicandidato, que já anunciou a disposição de se lançar na disputa novamente. Nas eleições de 2020, obteve um bom desempenho e bateu na trave para ir ao segundo turno. Agora, é uma incógnita na disputa, com outros competidores e outra realidade no jogo.
Trata-se de um desenho que sugere uma disputa acirrada e a possibilidade muito concreta de um segundo turno. A preço de hoje, apenas um dos nomes elencados já estaria na prorrogação, o prefeito Cícero.
O seu adversário não está muito claro, e pode ser tanto Cartaxo, quanto Nilvan ou Ruy. Queiroga ainda vai precisar criar mais musculatura para entrar nesse jogo, onde tudo é possível.