ALTO ESCALÃO Policiais cumprem mandados contra suspeitos de clonar Zap de ministros para pedir Pix

Os “atores” se passavam por ministros de Estado para aplicar golpes na praça. E foram flagrados atuando nas praças de Recife, Jaboatão (PE) e João Pessoa. A Operação Alto Escalão cumpriu dez mandados de busca e apreensão. A ação dos meliantes levou a Polícia do Distrito Federal a cumprir mandados no bairro de Valentina.

Os suspeitos, de acordo com as investigações, criavam perfis falsos no WhatsApp, clonando fotos e informações de ministros. Em seguida, entravam em contato com diretores e presidentes de órgãos públicos e privados para pedir ajuda, principalmente financeira, via Pix, sob o pretexto de atuarem com ordens superiores.

Em Pernambuco, foram oito mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades do Recife e Jaboatão dos Guararapes, expedidos pela Justiça do Distrito Federal. A investigação teve início, há seis meses, com auxílio das Polícias Civis de Pernambuco e Paraíba, além de informações de gabinetes de alguns ministros.

Modus operandi – O que mais chamou a atenção dos investigadores foi o fato de que os estelionatários tinham conhecimento das agendas das autoridades, como, por exemplo, terem a informação de que determinado o ministro usado no golpe teria participado de um encontro naquela região dias atrás.

A quadrilha utilizava essas informações para passar confiança e aumentar a credibilidade dos golpes.

Os ministros clonados foram:

  1. Camilo Santana (Educação)
  2. Carlos Lupi (Previdência Social)
  3. Juscelino Filho (Comunicações)
  4. Luiz Marinho (Trabalho)
  5. Renan Filho (Transportes)
  6. Rui Costa (Casa Civil)

(mais em  https://tinyurl.com/578s8u9b)