SERÁ O PRD… TSE aprova fusão de Patriotas com PTB e deflagra luta pelo comando do novo partido na Paraíba
Com voto da ministra Carmen Lúcia (Tribunal Superior Eleitoral) o pleno do TSE acatou, à unanimidade, na manhã desta quinta (09/11), a fusão do PTB com o Patriotas. O novo partido vai nascer com o número 25, mas terá de mudar da denominação antes pretendida pela direção das duas legendas, que seria Mais Brasil, e passará a ser PRD (Partido da Renovação Democrática).
A criação da nova legenda tem reflexos na Paraíba, onde o atual presidente do Patriotas é o vereador Marcílio do HBE, mas o comando da legenda está sendo questionado pelo seu colega Guga Oliveira, que se elegeu pelo Pros e disputou a deputação federal pelo Progressistas, ano passado. Já o presidente do PTB no Estado é o vice-prefeito do município do Conde, Dedé Sales.
Há, no entanto, especulações de bastidores indicando que o deputado Cabo Gilberto teria sido sondado pelas lideranças nacionais da duas legendas, até mesmo antes de anunciada a fusão, para comandar o novo partido na Paraíba. O empecilho talvez seja a legislação, que não permite mudança de legenda, fora da janela estipulada pela Justiça Eleitoral.
Mas, um outro integrante do trio dissidente do PL, Nilvan Ferreira, pré-candidato a prefeito de João Pessoa, poderia se filiar livremente, sem embaraços legais. O novo partido nasce com um fundo partidário de R$ 22 milhões, que estava congelado, uma vez que os partidos, individualmente, não tinham atingido a cláusula de barreira, com a eleição de um número mínimo de parlamentares. Com a fusão, passam a ter.