APÓS REUNIÃO… Nominando avisa ao arcebispo Dom Delson que o TCE irá fiscalizar aplicação de recursos públicos doados ao Padre Zé
A providência chega com algum atraso, uma vez que o saque já foi feito. Mas, não deixa de ser louvável a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de anunciar que, a partir de agora, vai fiscalizar a aplicação dos recursos públicos doados por instituições públicas ao Hospital Padre Zé.
O anúncio foi feito, depois do encontro, nessa terça (21/11), com o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira. Durante a reunião, foi apresentado um pedido de fiscalização das contas do hospital durante a gestão do Padre Egídio, que foi afastado de suas funções sacerdotais e preso pela da acusação de desvio de mais de R$ 140 milhões.
Segundo Nominando Diniz, presidente do TCE, a Corte não tem autonomia sobre entidades privadas, como o Instituto Padre Zé, mas tem sobre as doações de recursos públicos, especialmente da esfera estadual e municipal. Há uma projeção de que mais de R$ 250 milhões foram doados por entes públicos, nos últimos cinco anos ao Hospital Padre Zé e demais instituições coligadas.