EIS A QUESTÃO… João Azevedo deve ou não deixar o governo para disputar o Senado em 2026
Uma questão tem dominado a cena entre os aliados do governador João Azevedo, meu caro Paiakan. Apesar do próprio João já ter sinalizado que deixará o governo, em abril de 2026, para disputar uma cadeira no Senado, há aliados que começam a defender sua permanência no mandato até o final.
O debate começou após o deputado Felipe Leitão, ora em migração do PSD para o PSB, indicar que, se depender dele, João cumpre seus quatro anos de mandato, para garantir a eleição de seu sucessor. Mas, outros deputados, como Adriano Galdino, pregam exatamente o contrário.
Afinal, João deve permanecer no governo ou sair para disputar o Senado? De cara, sua eventual permanência frustraria o acordo com o Progressistas, que aspira chegar ao governo, com o atual vice-governador Lucas Ribeiro, além de ficar sem poder, a partir de 2017. Mas, também inviabiliza uma eventual candidatura à reeleição da senadora Daniella Ribeiro.
Deixar o governo significa, por outro lado, sacrificar o restante do mandato e correr os riscos de uma disputa ao Senado. Nesse cenário, João fica dependente dos aliados para garantir sua eleição. Eis ai então a questão que está se pondo para o governador, neste momento. Se bem, que ainda está longe da disputa.
Ou quem sabe, seus aliados estejam, meu caro Paiakan, apenas enviando recados.