ENCONTRO MARCADO Bruno aumenta percentual para emendas e Câmara de Campina marca para 6ª a votação da LOA
O encontro marcado do prefeito Bruno Cunha Lima com os vereadores será na próxima sexta (19/01). Há um impasse, desde que a Câmara Municipal aprovou o chamado orçamento impositivo, com o comprometimento de 1,2% do orçamento do Município, para os parlamentares distribuírem suas emendas.
O prefeito, no primeiro momento, reagiu e ofereceu 0,5%, para este ano, com a promessa de um escalonamento crescente nos anos seguintes. Os vereadores não aceitaram a proposta, e o impasse foi criado. Mas, nesta quarta-feira, Bruno decidiu ampliar sua proposta para 0,7% do orçamento destinado às emendas impositivos.
O presidente da Casa, vereador Marinaldo Cardoso, decidiu, então, convocar uma nova sessão extraordinária, para a sexta-feira. O detalhe é que, diante do impasse, a LOA (Lei Orçamentária Anual) não foi ainda aprovada, travando a contabilidade da prefeitura para 2024.
Outro detalhe é que o prefeito Bruno perdeu a maioria que tinha na Casa. Segundo levantamento mais recente, o placar estaria, neste momento, em 13 a 10 votos para a oposição, o que certamente dificulta as negociações para a votação da LOA, conforme deseja Bruno.
O orçamento impositivo foi criado, para ser aplicado a partir de 2024. E, segundo Bruno, não havia essa previsão orçamentária, quando foi elaborada a LOA, e isto poderá comprometer a prestação de alguns serviços, inclusive na área de Saúde. Há a possibilidade de Bruno comparecer à votação desta sexta, na Câmara Municipal.