HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO Jovem que deixou cracolândia, passa no Enem e realiza sonho de ser universitário com programa municipal
Esse é mais um exemplo de superação, como tantos outros. Douglas do Nascimento, 22 anos, assistido pelo Programa Chega Junto, da prefeitura de João Pessoa, que obteve a média de 554,9 no Enem e, por meio do sistema de cotas, vai poder escolher entre os cursos de engenharia ambiental ou biomedicina.
Porém, o detalhe mais relevante foi o fato de Douglas ter emergido de um período sombrio, quando frequentou a cracolândia, para galgar um degrau a mais na vida, com a ajuda do governo municipal: “Eu chorei muito quando vi o resultado, mas não estava sozinho, a minha família aqui na Casa também chorou comigo. É uma vitória de todos”.
“Eu não tive coragem de olhar o resultado sozinho. As pessoas que trabalham aqui na Casa Chega Junto, que eu chamo de minha família, me apoiaram também neste momento. Com minha nota, vou poder cursar engenharia ambiental ou biomedicina e realizar o meu maior sonho, o de entrar na universidade”, complementa.
Histórico – Douglas é natural de Rio Tinto, no Litoral Norte da Paraíba, e vem de uma família indígena de nove irmãos. Infelizmente, teve contato muito novo com o álcool e outras drogas. Mas, ele pediu ajuda e conseguiu ser encaminhado para a Casa do Programa Chega Junto, onde está morando há 4 meses.
“Eu cheguei com minha saúde física e mental muito abalada. Até tentei contra a minha própria vida. Venho de uma família humilde e sempre tivemos muitos problemas, como agressão e abandono, traumas que trato aqui na Casa, onde tudo mudou pra mim. Fui muito bem recebido, acolhido de verdade”, revela.
E arrematou: “Além de toda a estrutura, eu recebi o principal, amor. Eu passei a enxergar um leque de oportunidades. Concluí meus estudos do Ensino Médio (o único da família a conseguir), tive a estrutura para estudar e agora colho os frutos.”
Programa – O Chega Junto é gerido pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, e o serviço é realizado por meio de uma casa de acolhimento que, atualmente, tem estrutura para atender 30 usuários, segundo informações do secretário João Almeida.
“O Chega Junto é um exemplo de acolhimento que vem dando certo. Este programa, voltado para recuperar pessoas em situação de vulnerabilidade social com problemas com drogas e álcool, é tratado com muita atenção pela Prefeitura. Estamos muito orgulhosos com este jovem”, comemorou o secretário.
O programa é do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a prefeitura de João Pessoa, mas estava desativado desde 2015. Só na atual gestão, a iniciativa foi reativada em 2022 e, atualmente, a Capital da Paraíba é a única no Brasil que está com o programa em funcionamento.