SERVIDORES PROTESTAM Governo publica MP em Diário Oficial e João diz que Estado atingiu o limite com reajuste de 5%
“É necessário compreender os limites que o Estado enfrenta. O cumprimento da legislação, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, um limite que não pode ser ultrapassado, e o alcance máximo foi este, inclusive acima do índice de inflação ao ano passado”.
Foi o que declarou o governador João Azevedo, na manhã desta segunda (29/01), às críticas dos servidores contra o recente aumento salarial linear de 5%. E revelou que o secretário Tibério Limeira (Administração) recebeu representantes dos servidores e explicou as condições em que o Estado se encontra e a razão do aumento de 5%.
No entanto, nos últimos dias, várias categorias de servidores promoveram protestos contra o aumento anunciado pelo governador. Houve manifestações na Granja Santana e também no Centro Administrativo de Jaguaribe (imagem abaixo).
Segundo o Fórum dos Servidores, o reajuste não contempla as perdas salariais dos últimos cinco anos, estimadas em, pelo menos, 22%.
MP do reajuste – Medida Provisória com o reajuste foi publicada em Diário Oficial, edição de sábado (27/01), estabelecendo aumento linear de 5% para todos os servidores. Jás as Forças de Segurança receberão uma incorporação salarial adicional de 20% referente à bolsa desempenho.
O pagamento do Piso Nacional do Magistério, fixado em 3,62% pelo governo federal, também foi assegurado, abrangendo os professores prestadores de serviço. Além disso, o reajuste do salário mínimo foi garantido, fixado em R$ 1.412,00, em conformidade com o valor anunciado pelo governo federal.
Segundo o governador, o aumento representou R$ 450 milhões na folha, ao longo de 2024.