RC anuncia aumento na sexta e espera o final de semana para amortecer reações
O Governo do Estado deve anunciar, nesta sexta-feira (dia 11), o índice de reajuste do funcionalismo. Mas, segundo os representantes do funcionalismo, não houve até o momento qualquer negociação com as categorias. “Nem o governador, nem os seus representantes procuraram o funcionalismo para debater sobre o reajuste. Ele não dialoga”, lamentou o Coronel Francisco (Clube dos Oficiais).
Vários sindicatos estão se articulando para uma grande manifestação nesta sexta-feira, já prevendo que o governador não deve cumprir o que prometeu, ano passado, quando assegurou que iria repor as perdas e oferecer um reajuste compatível com as necessidades do funcionalismo. “Impressionante como esse governador não dialoga, e quer tratar todos com imposição”, diz Vitor Hugo, presidente do Sindifisco.
A estratégia do governador é simples: ele pretende anunciar o índice de reajuste na sexta, esperando que o final de semana arrefeça o ânimo dos servidores que, certamente, irão se manifestar, diante das previsões pouco otimistas. O próprio RC já avisou que o reajuste não deverá atender às expectativas do funcionalismo. Ele espera que o ânimo dos servidores, após o anúncio, acalme no final de semana.
O governador terá de anunciar o índice nesta sexta-feira (dia 11), porque se deixar para a sexta da próxima semana (dia 18), não haverá tempo para fechar a folha de pessoal. Durante o final de semana, a expectativa é que, com a mídia desmobilizada, os servidores fiquem sem canais para manifestar quaisquer eventuais insatisfações. Na segunda-feira seguinte, o Governo já irá tratar o assunto como fato consumado.