SEM EDUCAÇÃO Prefeito não atende demandas e professores de Santa Rita iniciam greve por tempo indeterminado
Como já anunciado antes, os professores municipais de Santa Rita iniciaram, nesta terça (05/03), greve por tempo indeterminado. O movimento foi convocado pelo Sinfesa (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais), e deliberado em assembleia, na semana passada.
Segundo informou José Farias, presidente do Sinfesa, a paralisação é uma resposta às demandas não atendidas pelo prefeito Emerson Panta (Santa Rita), dentre as quais reajuste do piso salarial, a correção inflacionária para os profissionais de apoio e a reformulação do Plano de Carreira e Remuneração.
E pontuou: “O não cumprimento do reajuste do salário mínimo de 2024 para todas as categorias, o não cumprimento do reajuste do piso do magistério de 2024 e a falta de resposta ao sindicato, que já solicitou reuniões com os secretários municipais e com o prefeito.”
Ainda de acordo com o sindicalista, há outras questões pendentes, como a situação precária das escolas e creches, “bem como a falta de um ambiente de trabalho digno”. O prefeito, informou o sindicalista, não tem recebido os docentes para dialogar sobre suas demandas.
O sindicato destaca que a manifestação visa evidenciar à população a inércia do poder público municipal em relação às reivindicações, especialmente sobre o reajuste salarial do Piso do Magistério e a reformulação do PCR da educação, estagnado há sete anos.
A greve, contudo, será realizada com a manutenção do efetivo mínimo, conforme determinação legal, para garantir a prestação de atendimento nas unidades escolares durante o período de paralisação.
O prefeito ainda não se manifestou sobre o movimento.