OBRA DE R$ 5 MILHÕES… Reitor da UFPB reabre nesta 6ª Biblioteca Central após ampla reforma e modernização
O reitor Valdiney Gouveia (UFPB) entrega, na manhã desta sexta (15/03), a reforma da Biblioteva Central, que recebeu investimentos em modernização de sua estrutura da ordem de R$ 5 milhões, que incluiu, sobretudo, melhores em normas de segurança e acessibilidade.
De acordo com o reitor, com as mudanças realizadas, os usuários passam a dispor de um ambiente amplo, acessível e seguro para leituras e estudos, em uma região de fácil acesso a todos os moradores de João Pessoa e municípios circunvizinhos. As obras foram iniciadas em 2021.
Com a reabertura, a comunidade universitária poderá participar de uma visita guiada para conhecer os seus ambientes. Na ocasião, também será realizada uma ação da Editora UFPB de doação de livros publicados pela Universidade.
Obras – O valor investido, no entanto, não ficou restrito à execução das adaptações, tendo sido parte dele destinada a dotar a Biblioteca Central de 16 salas climatizadas, sendo 12 delas de estudo, com 15m² de área, e outras quatro para leitura, com 41m², que também atenderão ao público externo que frequenta a UFPB. As salas foram construídas nos 1º e 2º pavimentos do prédio, sendo 8 salas em cada um deles.
Atrativos – A partir de agora, a biblioteca oferecerá Biblio Relax, um recinto para descanso , o espaço memória, com apresentação permanente dos recursos e suportes informacionais, ambiente para exposições, lançamento de livros e apresentações culturais. Esses serviços e espaços serão progressivamente reativados, devendo o usuário realizar o agendamento para eles por meio do site da Biblioteca Central.
Com o retorno das atividades ao prédio, a Pinacoteca da UFPB, equipamento do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, também volta a funcionar no 1º e 2º pavimentos da Biblioteca Central, com a galeria expositiva no primeiro andar. O equipamento tem obras de mais de 50 artistas, como Hermano José, J. Borges e da artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake.
Acervo – De acordo com a direção, a Biblioteca Central dispõe de um acervo físico de, aproximadamente, 230 mil exemplares, incluindo dissertações, teses, livros de coleções e obras raras, e mais 200 mil fascículos de periódicos. A BC disponibiliza também acesso às Bibliotecas Virtuais Minha Biblioteca e Vlex, nas quais estão disponíveis também cerca de 200 mil títulos, bem como às teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFPB.