MANDATO DE 3 DÉCADAS Zé Williams assume Fiep após a Justiça afastar Buega por irregularidades em gestão
Desde essa sexta (17/03), a Fiep (Federação das Indústrias da Paraíba) tem novo presidente. Não houve eleição. A mudança de comando foi resultado de uma decisão da Justiça do Trabalho (TRT da 13ª Região, em Recife), que mandou afastar o empresário Buega Gadelha, por irregularidades em sua gestão.
Com o afastamento de Buega, assumiu a presidência o empresário José William Montenegro, na condição de vice-presidente mais antigo da entidade. William terá 30 dias para convocar o Conselho da Federação para a escolha do futuro presidente, em uma eleição entre os três vices: Clodoaldo Amorim, Cassiano Pereira e o próprio José William.
Ao tomar posse, José Williams afirmou: “Estou sendo alçado ao cargo, cumprindo fielmente o nosso estatuto e durante este período, faremos o possível para que a gente possa melhorar naquilo que é necessário.” Williams era, até recentemente, secretário de Planejamento de João Pessoa.
Afastamento – O TRT decidiu pelo afastamento de Buega Gadelha do cargo de presidente da Fiep, após várias denúncias contra sua gestão, inclusive falhas graves na prestação de contas. A decisão manteve uma sentença de mérito da juíza do trabalho Karolyne Cabral Maroja Limeira, na 2ª Vara do Trabalho em Campina Grande.
Na ação contra Buega, a oposição alegou que Buega Gadelha estaria, durante quase três décadas, utilizando de forma ilícita o seu cargo para beneficiamento próprio e de terceiros, sendo apontado em “escândalos envolvendo desvios de verba e de função”, e citam como exemplo as Operações Cifrão e Fantoche. Numa delas, ele foi inclusive preso.
Buega permaneceu por quase três décadas à frente da Fiep. E seu atual mandato, que foi cassado, iria até 2027.