NESTA SEGUNDA… Justiça concede liberdade a pastor acusado de aplicar golpe de R$ 3 milhões usando cartões de crédito
O pastor Péricles Cardoso de Melo acaba de ter a sua liberdade autorizada pelo pelo juiz Antônio Maroja Limeira Filho (2ª Vara Regional Criminal de Mangabeira). O pastor, como se sabe, foi acusado de aplicar um golpe de R$ 3 milhões, usando cartões de crédito de fiéis de sua congregação.
Ele estava preso, há 145 dias, desde 2023, e já havia tentado sua liberdade, sem sucesso, junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba e ao Superior Tribunal de Justiça. Agora, com a decisão, Péricles ganha a liberdade e deve cumprir algumas medidas cautelares.
Em sua decisão, o magistrado argumentou que Péricles não representava risco ao andamento do processo: “Até o momento, demonstração da existência concreta de fatos novos ou contemporâneos a justificar a necessidade da manutenção de aplicação de medida cautelar pessoal diversa da prisão, baseada no risco que a liberdade plena dos acusados representa para algum bem ou interesse relativo aos meios ou fins deste processo.”
Pra entender – De acordo com as minvestigações, o pastor pedia que os integrantes da igreja emprestassem seus cartões de crédito e cheques, com as senhas, para que ele utilizasse ao contrair empréstimo, alegando serem para a reforma da igreja, que não se realizou.
Antes de ser preso o pastor gravou um vídeo negando as acusações: “Eu não fugi e não sou ladrão. Estou bem perto. Eu vou chegar, está tudo com meu advogado. Ele vai abrir uma ação contra você que deu entrada na delegacia contra mim e minha esposa.”