PENSAMENTO PLURAL Espigões na orla, por Durval Leal
O cineasta Durval Leal, em sua crônica, externa toda a indignação contra a construção de espigões na orla de João Pessoa, algo que, nos últimos dias, voltou ao noticiário, após uma construtora tentar obter documento de liberação para habitação num prédio, cuja estrutura, estaria em desacordo com o gabarito que controla a altura de imóveis na orla da Capital. Confira íntegra de seu comentário…
Mais uma vez teremos uma eleição municipal, mas quem ouviu, ou viu algum dos vereadores ou a Câmara Municipal se manifestar sobre as irregularidades das construções de espigões na orla de João Pessoa, um desmando dentro da burocracia “duvidosa” da PMJP.
Nosso município tem, como poucos no Brasil, um plano de diretor, uma Lei, que favorece a população, proporcionando bem-estar a todos aqueles cidadãos que buscam a orla, usufruindo de uma praia, sem espigão, este é o maior diferencial de João Pessoa.
Sempre vemos vereadores, deputados, senadores, governadores, prefeitos se manifestando contra o Ministério Público, bradando que o MP não tem o que fazer, que vivem perseguindo a política, procurando mídia, atualmente entraram nesse lenga lenga os corretores de imóveis e construtores, pois se sentiram também atingidos.
Gritam que uma “tal” Procuradora quer aparecer, ganhar notoriedade por buscar justiça, simplesmente, dar ao cidadão o direito que eles têm, que é mostrar e exigir a vigência de uma Lei Constitucional do Estado da Paraíba.
Vemos a população se reunindo no busto de Tamandaré por um “Mitu” ou por corruptos.
Mas alguém viu algum artista, alguma ONG, alguma instituição fora do MP, cadê o IAB-PB/APAN em pedir pelo cumprimento da lei da orla, pedir na Justiça, um direito do cidadão.
Passa anos, passa dias, horas, minutos entram governadores, prefeitos, vereadores, deputados, senadores, entra e sai desembargadores, todos, só enxergam seus umbigos e os recheios dos próprios bolsos.
Nelson Rodrigues dizia uma frase fantástica…
“O jornal de hoje embrulha o peixe de amanhã.” Infelizmente não temos mais jornal, temos internet, redes sociais para uma população rebanho de políticos toscos, corruptos, condenados/ libertos, por senhores que nomearam.
Hoje e ontem, no passado e no futuro, o que não vimos ou que veremos são Legislativo e Judiciário cegos e lerdos. Serão comprados????
Infelizmente vivemos um vazio de dignidade. Hoje o cidadão, a comunidade, a população de maneira geral, são telados, estão ligados a uma tela, seguindo como rebanho, sem berros, políticos que só olham o próprio umbigo.
Infelizmente, vivemos um vazio de dignidade.
Os textos publicados nesta seção “Pensamento Plural” são de responsabilidade de seus Autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog.