NO SERTÃO (vídeo) Barragem que beneficia 12 mil pessoas cadastradas pelo Dnocs com irrigação e piscicultura começa a sangrar
A irrigação em torno da Barragem de São Gonçalo (467 Km de João Pessoa) passou a atingir uma área de 3 mil hectares, beneficiando diretamente 12 mil pessoas, que sobrevivem da produção agrícola em suas margens. A informação é do coordenador-regional do Dnocs, Alberto Gomes.
Segundo Alberto, a ampliação dessa área de irrigação só foi possível a partir da atualização do cadastro dos irrigantes, graças a uma intervenção da senadora Daniella Ribeiro, junto à presidência nacional do Dnocs. O manancial está, inclusive, sangrando em razão das últimas chuvas, com uma lâmina a mais de 15 cm.
“Por integrar o Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, o manancial é considerado um dos mais importantes, não apenas da Paraíba, mas de todo Nordeste”, destacou o coordenador do Dnocs.
Produção – O complexo da Barragem de São Gonçalo compreende, não apenas a psicultura, mas também várias outras culturas, segundo o diretor André Giovanni Fontes Sarmento, chefe do setor técnico do Dnocs da Paraíba.
A produção está distribuída da seguinte forma: 1.200 hectares (coco/banana consorciada), mais 300 ha (coco), 500 ha (banana), 600 ha (arroz) e 400 ha de pastagem natural para alimentação de bovinos, com uma produção diária de 2.600 litros de leite.
História – A Barragem de São Gonçalo, foi construído pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) entre as décadas de 20 e 30, na época IFOC ( Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas).
O resrvatório está localizado no distrito de São Gonçalo no município de Sousa, abastece a cidade de Marizópolis, Sousa e três núcleos habitacionais – núcleo 01, núcleo 02 e núcleo 03.
Além da exploração da piscicultura, é responsável pela irrigação do perímetro de São Gonçalo que possui mais de 450 irrigantes cadastrados.
O reservatório de São Gonçalo tem uma capacidade total de 40.582.277 m3. Hoje, terça-feira 09/04/24, apresenta uma lâmina de sangria de 15cm, com 102,44% da sua capacidade total de acumulação.
No momento, além da sangria está sendo liberado, para atender o perímetro irrigado, uma vazão de 1.699 litros de água por segundo.
VEJA VAZÃO EM VÍDEO…