JÁ EXCLUI CIDA? Janja vai participar das eleições pelo PT em várias capitais mas não inclui João Pessoa, diz O Globo
“O PT enxerga Porto Alegre, Natal, Campo Grande e Goiânia como municípios em que o empenho de Janja pode ser decisivo — nestas cidades, a sigla já definiu que lançará candidaturas femininas”, diz matéria do jornal O Globo, sobre a disputa municipal de outubro. A curiosidade foi ter excluído João Pessoa, onde a deputada Cida Ramos luta para ser a candidata do partido.
A estratégia da participação da socióloga e primeira-dama Janja da Silva foi definida, no fim de março, durante jantar no Palácio do Alvorada, quando o presidente Lula reuniu também vários parlamentares, quando, segundo o jornal, “foram discutidos os caminhos para o pleito municipal”, e ainda: “Em São Paulo, por exemplo, Janja deverá “colar” em Marta Suplicy, candidata a vice do deputado Guilherme Boulos (PSol)”.
Pelo desenho da estratégia montada, “Janja vai integrar a construção dos planos e participar das campanhas, com presença em palanques e nas redes sociais”. Segundo a deputada Camila Jara (PT-MS), “a ideia é que Janja ajude a aglutinar eleitorado do presidente Lula. As ações dependem do perfil da cidade: um comício em Natal pode agregar mais, enquanto em Campo Grande poderá ser uma caminhada em regiões onde Lula tem mais apoio”.
Segundo a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, “Janja tem sido um estímulo e uma referência para a participação das mulheres na política. Estive com ela e a convidei para participar das campanhas de nossas candidatas nestas eleições, porque este é um desejo do PT. Agora vamos construir agendas com a presença dela”.
A matéria de O Globo traz ainda como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro deverá participar da campanha também. (mais em https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/04/10/janja-e-michelle-definem-estrategias-para-eleicao-municipal-e-tentam-reduzir-resistencias-a-lula-e-bolsonaro.ghtml)