OPERAÇÃO RASTREIO Gaeco cumpre mandados contra esquema de fraude em licitações e desvio de dinheiro público em prefeituras
A manhã desta quarta-feira (26/06) começou com uma ação do Gaeco cumprindo 17 mandados de busca e apreensão em três prefeituras paraibanas.
A Operação Rastreio investiga a prática de fraudes em licitações, desvios de dinheiro público, corrupção e lavagem de dinheiro nas cidades de Alhandra, Riachão do Poço e Salgado de São Félix.
Os mandados foram cumpridos em empresas com atuação suspeita nesses municípios, e também nas residências dos investigados, incluindo a do prefeito Marcelo Rodrigues (Alhandra-MDB). O prefeito, inclusive, distribuiu nota à Imprensa, demonstrando surpresa com a ação, e dizendo esperar que “todos os fatos serão esclarecidos.”
De acordo com informações, empresas falsas de locação de veículos registradas em nomes de pessoas fantasmas eram contratadas pelas prefeituras e depois não prestavam os serviços.
Os mandados judiciais foram expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e conta com o apoio do Tribunal de Contas da Paraíba e a Polícia Civil, além da Draco (Delegacia de Combate ao Crime Organizado).
Esquema – O esquema utilizava empresas fantasmas, constituídas em nome de interpostas pessoas, além de veículos supostamente locados, mas que pertencem a pessoas com vínculos com os agentes públicos investigados.
A operação também identificou veículos em outros estados, e carros que não foram abastecidos pelas respectivas prefeituras durante o período dos contratos.