PERDEU, CIDA!… PT dobra a aposta e escolhe Cartaxo para disputar Prefeitura com apoio de Ricardo Coutinho
Não chegou a ser exatamente uma novidade. Estava sinalizado que, após o cancelamento das prévias, em que apenas a deputada Cida Ramos disputava a indicação, que o PT estava preparando outra estratégia que, diante das circunstâncias, só poderia ser a opção por uma candidatura de Luciano Cartaxo.
Foi o que deu. O GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral), reunido nesta quinta-feira (26/06) bateu o martelo e sinalizou a escolha por Cartaxo como pré-candidato a prefeito de João Pessoa nas eleições deste ano. Na próxima terça-feira, a Executiva Nacional deverá homologar a decisão do GTE e vida que segue, inclusive pra Cida.
A escolha, segundo o grupo de trabalho, se deu a partir da avaliação de pesquisas de opinião pública, em que Cartaxo estaria bem à frente de Cida. Apesar de estar, segundo comentários de bastidores no próprio PT após avaliação dos números, bem distante do prefeito Cícero Lucena (Progressistas).
Mas, é certo que a decisão também teve influência do deputado Luiz Couto e do ex Ricardo Coutinho, que abraçaram a postulação de Cartaxo contra a deputada Cida Ramos, e certamente trabalharam nos bastidores junto à Executiva Nacional, contra, inclusive, a possibilidade do PT apoiar a reeleição de Cícero. Resta aguardar para saber que o apoio de Ricardo Coutinho será um calvário para Cartaxo na campanha.
A confirmação de Cartaxo cria um polo à esquerda para a disputa, em que pontua mais à direita o médico Marcelo Queiroga. O deputado Ruy Carneiro, às voltas com a Justiça, flutua numa fronteira pouco clara. Já Cícero terá apoio de setores da esquerda, como PV e PCdoB, do pessoal do Centro e ainda de uma parcela de direita.
Ao escolher Cartaxo, o PT dobra a aposta. Demonstra ter esquecido a sua ingratidão quando, uma vez eleito prefeito pelo partido, migrou para o PSB (e depois para o PV), em meio ao incêndio causado pelo Mensalão. Algo que parte da militância não perdoa. Então, é previsível que o partido, mais uma vez, marche dividido para as urnas. Em prejuízo de Cartaxo.