Dom Agapito é lançado em Óbidos
O jornalista Hélder Moura lançou, na noite desta sexta-feira (dia 25), em Óbidos (Portugal), seu livro “O Incrível Testamento de Dom Agapito”, a convite da Câmara Municipal (Prefeitura). O lançamento ocorreu dentro da programação de aniversário de criação da vila, que tem mais de dois mil anos, e é considerada patrimônio da humanidade.
Segundo Ana Calçada, coordenadora do programa Óbidos Criativa e da Rede de Museus e Galerias de Óbidos, o lançamento do livro “de Hélder atendeu ao propósito de estreitar os laços culturais de Portugal com o Brasil, especialmente porque o romance tem sua narrativa iniciada em Óbidos, e certamente irá aguçar a curiosidade dos brasileiros sobre nossa vila”.
Para o vereador Ricardo Ribeiro, que esteve representando a municipalidade e o presidente Telmo Farias, “Óbidos se sente orgulhosa de poder apresentar esse romance do escritor Hélder Moura, cuja inspiração ocorreu entre nós”. Já Celeste Afonso, representante da Assembleia Municipal, considera importante “o intercâmbio cultural tendo Óbidos como inspiração”.
Lançado pela Chiado Editora, em Lisboa, em 7 de julho de 2011, Agapito trata a cobiça e a ganância de forma irônica, bem humorada e reveladora. O romance projeta Hélder Moura como o primeiro escritor brasileiro a compor o quadro da editora lusitana, conhecida pelo lançamento de escritores contemporâneos da língua portuguesa.
Além de Lisboa, Dom Agapito já passou por São Paulo, na 22ª edição da Bienal do Livro, e por João Pessoa, no Zarinha Centro de Cultura, onde foi apresentado pelo então presidente da Academia Paraibana de Letras, Gonzaga Rodrigues. Também foi lançado na Livraria Leitura (Manaíra Shopping). Agora, foi apresentado na Casa de Arco de Óbidos, uma residência histórica e polo de cultura em Óbidos. A casa pertenceu à celebre arquiteta Maria José Salavisa.