NESTA SEXTA Lula e João inauguram trecho do Canal Acauã-Araçagi obra iniciada no Governo Maranhão
A obra foi iniciada no Governo Zé Maranhão, há mais de dez, e, nesta sexta-feira (30/08), o presidente Lula e o governador João Azevedo inauguraram o Lote 2, que compreende dois trechos do Canal Acauã-Araçagi, formalmente denominado de Vertente Litorânea Paraibana. A obra compreende investimentos da ordem de R$ 715 milhões, em recursos federais e estaduais.
O Canal Acauã-Araçagi vai garantir segurança hídrica a cerca de 40 municípios paraibanos na mesorregião do agreste paraibano, em caráter regular e contínuo, durante o período seco. Ao ser concluída, deverá beneficiar aproximadamente 680 mil pessoas, ao viabilizar a irrigação de 16 mil hectares em áreas de agricultura familiar e empresarial, assim como a criação de peixes e de camarões em viveiros.
A água está chegando em um lugar onde as pessoas pensavam que não ia chegar água”, pontuou Lula ao acionar a abertura da válvula que liberou. “A nossa intenção é fazer essas águas chegarem aos 12 assentamentos do Incra dessa área, sendo mais de 1.500 famílias beneficiadas. Água é vida. Estamos trazendo aqui água, trazendo produção de alimentos que traz desenvolvimento e melhora a qualidade da vida das pessoas”, disse o governador.
Obra – O Canal Acauã-Araçagi foi concedido e iniciado no Governo Zé Maranhão. Em 2013, o então governador assinou as ordens de serviço, mas a obra sofreu interrupções, após o Tribunal de Contas da União recomendar ao Senado o bloqueio dos recursos, após identificação de irregularidades. A obra foi, então, retomada no Governo João Azevedo.
A Vertente Litorânea é composta por tomadas d´água, canais, adutoras em sifão, aquedutos e galerias, orientadas em três trechos. O primeiro tem cerca de 44,9 km, e recebe as águas do eixo Leste do Rio São Francisco, cuja captação se dá na tomada d’água construída na barragem de Acauã e termina na região do Sifão Curimataú.
O segundo tem 52 km e inicia-se no Sifão Curimataú. O terceiro, com 33,7 km, inicia-se no fim do segundo lote, deriva para o reservatório Araçagi e segue até a bacia do rio Camaratuba.
Os Trechos I e II têm extensão de 97 km, entre a Açude Acauã (captação) e a Bacia do rio Mamanguape. O Lote 1, que corresponde a este trecho, já foi entregue em 2023, com investimento de aproximadamente R$ 500 milhões.
O projeto compreende 17 segmentos de canais abertos, totalizando 130,6 km. Com a conclusão dos Lotes 1 e 2, já é possível atender 24 municípios nas áreas urbanas e rurais, seis assentamentos do Incra e as bacias dos rios Surrão, Ingá, Mogeiro, Curimataú, Gurinhém, São Salvador e Una.