PISTA LIVRE Hugo recebe sinalização de presidente do Republicanos, do PL e até do PT para disputar Presidência da Câmara
Sobe a estrela de Hugo Motta (Republicanos). Deputado tem pista livre para decolar candidatura, depois que o presidente de seu partido, Marcos Pereira (SP), desistiu e anunciou apoio ao paraibano para a disputa pela Presidência da Câmara Federal. Na sequência, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) informou ao presidente Lula que o partido não terá qualquer dificuldade para votar em Motta.
Marcos Pereira estava, até essa quarta-feira (04/09), como um dos três principais postulantes à presidência da Câmara, ao lado de Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que teria a preferência do presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas-AL). Pereira estava cacifado na condição de atualmente ser o primeiro vice-presidente da Câmara.
Pereira explicou sua decisão: “Recebi um apelo de vários líderes de partidos que não possuem candidaturas para que, em prol do Brasil, buscasse uma solução consensual que unifique a Câmara com serenidade, diálogo e previsibilidade, e, por isso, abri mão de minha candidatura e decidi colocar ao presidente Arthur Lira a opção do líder da bancada do Republicanos, Hugo Motta.”
Segundo analistas políticas ouvidos pela CNN, o deputado Hugo Motta parece se encaixar mais nesse papel de conciliar os dois mundos, ou seja, Governo e oposição, além do óbvio alinhamento com Arthur Lira. Pra se ter uma ideia do andamanto da disputa, em recente e inusitado encontro, representantes do PT e do PL descartaram apoio à candidatura de Elmar e e sinalizaram apoio à candidatura de Motta.
(mais em https://www.cnnbrasil.com.br/politica/pt-acena-a-lula-disposicao-em-apoiar-hugo-motta/ e https://www.infomoney.com.br/politica/sucessao-de-lira-na-camara-marcos-pereira-desiste-de-concorrer-e-apoia-hugo-motta/)